quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Vós sois aquilo que é o vosso mais profundo e estimado desejo. Aquilo que for o vosso desejo fará a vossa vontade. Aquilo que for a vossa vontade fará a vossa acção. Aquilo que for a vossa acção fará o vosso destino.

-Brihadadanyaka Upanishad IV.
Chego ao final do ano e verifico mais uma vez, que as regras do jogo económico nada têm a ver com as necessidades da humanidade. A sociedade gasta a maior parte da sua energia a preservar a sua importância, a comprometer o presente com medo do futuro.




Tenho alunos que demoram algum tempo a perceber que a unica coisa que lhes vem a dar sossego, isto é, alegria de viver, é estar no presente. Viver as funções com prazer fazendo o que amam; Quanto ao futuro... "O passado é história, o futuro, um mistério, este momento é a dádiva do presente", alguém disse.




Isto é Yoga=União, descobrir os mecanismos da auto-suficiência do auto-conhecimento.

Praticar.


Já estão a acontecer as aulas de Yoga no espaço Paradox; Segunda-feira às 18H45.

Em Janeiro; Segunda-feira às 18h45 / Quinta-feira às 19h45

Traga roupa confortável, agasalho e tapete.

domingo, 2 de outubro de 2011

"O Universo opera através da troca dinâmica... dar e receber constituem diferentes aspetos do fluxo de energia do Universo"

Chopra
A reeducação respiratória muda a vida do indivíduo que procura o equilíbrio: O Pranayama enriquece a circulação sanguínea, sistema nervoso e grandular;

A mente perspicaz...lúcida.

Venha praticar.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

"Dê a quem você ama: Asas para voar, raizes para voltar e motivos para ficar."

Dalai Lama
No último fim-de-semana, assisti a palestras do Swami Suddhanda. Não conhecia...Amigos e Colegas que se deslocam à Índia anualmente falam do seu trabalho.


Discurso simples, compreensível e bem humorado. Na Índia e por todo o mundo os Ashrams, tão procurados pelos ocidentais, (eu própria não resisti a frequentá-los já por três vezes) passam de formas diversas, sempre a mesma coisa: O conhecimento de Si mesmo. Os praticantes de yoga e sobretudo os Yoguins, sabem que este conhecimento só será alcançado com a prática diária, cujo objectivo é sempre o mesmo... A Meditação.





Com ou sem viagens à Índia o homem comum vive em sociedade, namora, constitui família, da qual, quase todos os que conheço, são verdadeiramente depedentes; O Yoga prescreve a solidão e algumas linhas a castidade absoluta... o yogin é livre, deixa-se viver...Portanto nós somos, sem dúvida, Yogins a todo o terreno.





Como Instrutora, tenho como objectivo, a evolução da consciência, mas reconheço-me muiiito terrena...desejo a tomada de posse de mim mesma. Convenhamos que é uma situação paradoxal, este desejo de estar na Vida e no entanto Liberta.






O corpo vai ser sempre o veículo para unificar e totalizar o divino, o Púrusha. O prazer da prática...já é por si mesma, uma sensação de Imortalidade.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Não sei nada de astrologia, até porque como qualquer coisa que queiramos fazer com autencidade necessita de prática e estudo.


Há dias uma colega e Amiga enviou-me um mail, no qual acedi a uma palestra que gostei e registei por fazer todo o sentido.


Dizia: O regente heràrquico de Carneiro é Urano; Que pelo que entendi vai ser a frequência planetária da próxima época, (era?). Carneiro quando chega diz: Eu surgo e governo pelo plano mental. Liiindo!




Hora há 2 séculos o planeta está a evoluir pelo plano intelectual, isto é, a evoluir tecnológicamente. Conversamos constantemente ao telemóvel, é só um exemplo, conversas essas que bem espremidas não dão sumo nenhum, espreitamos a vida dos outros pela TV, etc, etc, eu...posso estar aqui a falar com vocês. Enfim! A minha miúda na escola onde estuda, já na área gráfica está horas ao computador, assusta-me... quando lhe noto as 12 toráxicas a arredondarem. São horas de aulas ao computador, é preciso, dirão.




E a evolução da consciência? Parece que agora por causa do tal Urano em Carneiro vamos ter algo de mais profundo para dizer uns aos outros. O mesmo astrólogo garante que o planeta Terra está destinado à evolução. Que se cumpra!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

"Desenvolve esse corpo que é o teu, onde habita a palavra, o ouvido, a vista e onde reina o Espírito".
Alguns minutos de Yoga podem dar-nos um descanso comparável ao conseguido por um sono profundo. Investigações realizadas por cientistas que observaram mestres de Yoga, concluiram que uma descontração total de um quarto de hora corresponde a seis horas de sono.

Para os nervosos e fatigados é uma fonte de equilíbrio apoiada numa verdadeira ciência, já que se baseia no conhecimento profundo de certas leis fisiológicas e psicológicas.


O Yoga, baseia-se no controle do corpo e da respiração conduzindo à percepção das energias vitais. O Yoga de linhagem naturalista, o mais antigo, pré-clássico mais de cinco mil anos, não está vinculado à religiosidade nem à história espiritual. Encontra-se ligado a um património comum a toda a humanidade: o corpo.

Esta filosofia, tem múltiplos caminhos e todos conduzem ao mesmo cume: o auto-conhecimento.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A Dinâmica da Respiração - "A. Van Lysebeth"
O que é o Prâna?
O Prâna é para o yoga o que a electricidade é para a nossa civilização.
O prâna é a soma total de todas as energias contidas no Universo. Os Yogis afirmam que o que caracteriza a vida, é a capacidade de atrair o prâna a Si, de o acumular e de o transformar para agir no meio interior e no mundo exterior.
Porquê Prâna em vez de Energia?
Para nós, ocidentais, o termo "energia" é um conceito menos importante e muito material. Para o yogi, o pensamento em si é uma forma mais subtil de energia.
O prâna existe na comida, na água, na luz solar e no entanto não é nem vitamina, nem calor, nem raios ultra-violetas. O ar, a água, os alimentos, a luz solar transportam o prâna de onde depende toda a vida animal ou mesmo vegetal. O Prâna penetra todo o corpo mesmo onde o ar não pode.
O Prâna é a nossa verdadeira alimentação.
(Yogi-indivíduo que já absorveu o conteúdo desta filiosofia; Yoguin- praticante de yoga)